quarta-feira, 30 de junho de 2010

Uma pequena notícia muito interessante

Esta matéria foi publicada pelo Jornal Zero Hora de Porto Alegre e trata de uma área bastante interessante da psicologia, mas virtualmente desconhecida aqui em nossas terras. Trata-se da Interação Homem Máquina, também conhecida como Fatores Humanos. A matéria foi publicada na seção Informática do jornal. Vamos à matéria...

A área de pesquisa conhecida como HCI (sigla em inglês para interação homem-computador), na qual o trabalho de Chris Harrison se enquadra, vem sendo estudada em diversas áreas. O design, por exemplo, quer saber qual é a forma mais ergonômica para criar uma interface de interação com o corpo humano. Já a computação tem interesse nos mecanismos internos das tecnologias utilizadas e a psicologia estuda os aspectos comportamentais do ser humano a partir dessa opção.


Conforme Alexandre Gomes, mestre em computação invisível pela Universidade de Brasília, as últimas pesquisas de HCI giram em torno de “interfaces naturais”. Para ele, o uso do corpo humano como uma interface de interação com o computador é uma tendência.

Gomes considera ainda a utilização de gestos humanos, e não da superfície (como a pele), como uma poderosa ferramenta de HCI.

– Tudo isso é um grande passo à frente. Em vez de apertar um botão que está sendo projetado no braço, será possível emitir um comando por voz ou controlá-lo por meio de um gesto com o braço – prevê

Nenhum comentário:

Postar um comentário