quarta-feira, 1 de setembro de 2010

CARTA AOS PSICÓLOGOS BRASILEIROS

“Um galo sozinho não tece a manhã. Ele precisará sempre de outros galos”.


Colegas:

Os versos de João Cabral de Melo Neto que nos inspiraram quando optamos por constituir uma chapa para concorrer ao Conselho Federal de Psicologia nos inspiram, agora, a AGRADECER aos mais de 30.000 “galos” que acreditaram na nossa proposta, o que representa 48% dos votos válidos.

Cada colega que ler o quadro final de resultados irá fazer a sua interpretação, o seu recorte, considerando as regiões geográficas, as abstenções, os votos brancos e nulos, enfim, diferentes leituras sobre números que decidiram os rumos da nossa profissão para os próximos três anos.

Minha leitura é de que avançamos muito e que fizemos um significativo número de votos, embora não o suficiente para vencermos a eleição. Minha leitura é, também, que com esses resultados a categoria dos psicólogos deixa um recado que sinaliza para a rejeição ao pensamento hegemônico.

Desde o início do processo eleitoral, sabíamos que seria muito difícil, mas esperávamos lisura, respeito e debate de idéias e projetos, sem privilégios àqueles que tinham a representação nas diferentes instâncias do Sistema Conselhos. Talvez apenas um desejo, apenas uma utopia.

Todo o processo eleitoral, independente dos resultados, deixa amarguras, mas deixa também esperança. Tenho certeza de que todos nós da Chapa FORTALECER A PROFISSÃO saímos FORTALECIDOS pelos apoios e mensagens recebidas, pela rede de contatos que estabelecemos, pelos abraços que recebemos de pessoas próximas e desconhecidas, pelo reconhecimento da nossa trajetória profissional.

Tenho certeza de que este foi um primeiro movimento. Outros movimentos virão, outros atores vão entrar em cena para construir um coletivo, enfim, “outros galos” com certeza vão tecer outra manhã para a profissão no Brasil.

Muito obrigada a todos que acreditaram em nós.

Maria da Graça Corrêa Jacques e demais componentes da Chapa 22 Fortalecer a Profissão

Um comentário:

  1. …é uma pena…sinto muito, mas o pior de tudo é a situação, a condição de legitimidade deste pleito, e da propria entidade-sistema conselho- quando se constata que em torno de 50% dos Psicólogos deste país, e de cada regional, em média, nem vota!
    Nem sabe do que se passa e, pelo que parece, “não tá nem ai”, ou já desistiu, ou nem considera o Sistema conselho como entidade de respeito e consideração minima, ou uma ignorância, desinformção, ou, ou…enfim algo muito mais sério tá acontecendo!
    Acho que a melhor alternativa para toda categoria agora é informar, informar e informar e, ao mesmo tempo, é fortalecer os sindicatos e/ou criar em todo país onde ainda não foi fundado, para fortalecer de forma plural, livre, ética e diversificada a FENAPSI e outras entidades formais da categoria, pois estamos muito mal assessorados, a sociedade e os profissionais Psicólogos com os procedimentos e as ações individuais e coletivas do CFP e dos CR´s, na maioria do país, que acaba por ser comandada por um grupo que se entende DONO da Psicologia, e isto não existe! Pois a entidade fica a mercê dos interesses de uma ideologia de um grupo de psicologos, como se esta fosse A ideologia da psicologia, exclundo e desprezando outros colegas e/ou outras ideologias diferentes como se fossem um mal para a profissão, mas de forma excusa, não é declarada, nem manifesta, e isto é anti-ético! Por exemplo quem soube em SC que durante a gestão anterior (atual ainda) mais de 4 Conselheiros em bloco(inclusive uma Presidente), e logo após, mais um numero significativo, RENUNCIOU? e muito menos porque? e menos ainda deram a oportunidade de dar voz, espaço escrito para que estas pessoas, estes Psicologos Conselheiros que eram do mesmo Grupo “CUIDAR” se manifestassem e se justificassem diante da Categoria de seu estado, por quem foram eleitos no ultimo pleito! um abraço a todos!

    ResponderExcluir