quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Carta do Prof. Antônio Virgílio B Bastos

Para aqueles que não o conhecem, Virgílio é professor do programa de Pós Graduação em Psicologia da UFBa, foi membro da comissão de especialistas do MEC responsável pela elaboração das diretrizes curriculares nacionais para os cursos de Psicologia, foi também da comissão que elaborou o código de ética profissional da Psicologia, foi presidente do CFP e foi ainda responsável pelas pesquisa sobre o Psicólogo Brasileiro, em 88, e pela pesquisa sobre o Trabalho do Psicólogo no Brasil publicada este ano.


Na sua carta sobre o processo eleitoral deste ano Virgílio apoia a nossa Chapa ÉTICA NA PLURALIDADE para o Regional, a chapa do FORTALECER A PROFISSÃO para o Federal e subscreve os termos da carta de Rogério, que nós publicamos abaixo sobre o processo eleitoral. Vamos à ela....

Prezad@ amig@

faltam poucos dias para as eleições no sistema Conselhos de Psicologia (27 de agosto). Como psicólogo, peço licença e encaminho o texto abaixo da minha assinatura, escrito por um colega mineiro. Por favor, leia e reflita sobre o presente momento. Se julgar apropriada, faça a divulgação desta mensagem para outros colegas psicólogos.

Necessitamos que o sistema Conselhos seja dirigido por pessoas que respeitem a pluralidade da Psicologia e que priorizem a questão fundamental relativa à contínua deterioração das condições de trabalho de boa parte dos profissionais. Que valorize o trabalho de todos os profissionais que atuam na Psicologia e não o engajamento desses profissionais com uma "cartilha" ideológica, teórica e metodológica.

Precisamos de um sistema Conselhos que promova todos os psicólogos, ao invés de dividí-los e de entregar, os que não seguem sua "cartilha", para enfrentarem sós os ataques corporativistas advindos de setores (médicos e administradores, por exemplo) que disputam espaço com tais profissionais.

É preciso retirar do nosso sistema um partido político que há muitos anos leva adiante uma proposta que exclui parte significativa dos vários campos de atuação da psicologia.

Se é eleitor nesse sistema, compareça às eleições do dia 27 de agosto. Não necessitamos de quem afirma que deseja cuidar de nós e que na prática se revela um cuidador que tira nossa voz e define o que devemos fazer e o que não podemos fazer . Vote para Fortalecer a Profissão. Vote, aqui na Bahia, na chapa Ética e Pluralidade. Nela estão grandes colegas comprometidos e fortalecer a profissão.

Antonio Virgilio Bastos
Instituto de Psicologia
Centro de Estudos Interdisciplinares para o Setor Público - ISP
Universidade Federal da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário