quarta-feira, 4 de agosto de 2010

TJMS realiza o 5º encontro de psicólogos e Assistentes Sociais

do MS Notícias

A partir desta quarta-feira (4), o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul realiza o V Encontro Estadual dos Psicólogos e Assistentes Sociais do Poder Judiciário de MS. Serão três dias de discussões no Hotel Concord, em Campo Grande, em um evento que já se tornou tradicional e é uma parceria entre a Corregedoria-Geral de Justiça, por meio da Coordenadoria de Serviço Psicossocial, e a Secretaria da Escola do Servidor.

A inovação este ano é a inclusão de duas mesas redondas, com a participação de juízes, um promotor de justiça, uma delegada de polícia, uma psicóloga, uma assistente social e uma representante de instituição de acolhimento, objetivando maior diálogo entre as áreas. A previsão é que participem do encontro 74 técnicos de nível superior, além de estagiários do judiciário que atuam na área psicossocial.

No dia 4, o tema da mesa redonda será “Implicações da Lei Maria da Penha”, com a participação do juiz auxiliar da Corregedoria, Ruy Celso B. Florence; do promotor Silvio Amaral N. de Lima, da delegada Lúcia F. Falcão e da assistente social da Comarca de Campo Grande, Vanessa Vieira. Haverá também a palestra “Conceito, Estratégias e Técnicas em Mediação Familiar”, ministrada pela psicóloga e coordenadora do Serviço de Mediação Familiar do TJSC, Andréa F. Tostes, direcionada a todos os participantes.

No dia 5 e na manhã do dia 6, os assistentes sociais participarão da “Oficina de Relatórios, Laudos e Pareceres Sociais”, ministrada por Marcos Francisco de Souza, professor da Universidade de Brasília (UNB). Além disso, os psicólogos participam do curso “Psicologia Jurídica e Perícias Psicológicas”, responsabilidade de Evandro Luiz Silva, professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

No período vespertino do dia 6, o tema da mesa redonda será “A Nova Lei da Adoção e o Cadastro Nacional de Adoção”, registrando-se a participação da juíza da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Comarca de Campo Grande, Katy Braun do Prado; da presidente da Casa da Criança Peniel, Joelma Damasceno, e da psicóloga da Comarca de Campo Grande Renata Giancursi.

De acordo com o coordenador do Serviço Psicossocial do TJMS, Rinaldo Garcia, os temas do encontro foram sugeridos pelos próprios técnicos, em consulta prévia. “Este evento é relevante para o aperfeiçoamento do trabalho da equipe psicossocial que atua perante as varas da família e da infância de primeira instância, além de fazer parte da proposta da atual administração do Tribunal de Justiça, que é investir na capacitação e valorização do servidor do Poder Judiciário”, explica Rinaldo.

Com o estabelecimento do modelo de Planejamento Estratégico Nacional, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no tema gestão de pessoas, cabe à Secretaria da Escola do Servidor promover ações contínuas de capacitação para o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes dos servidores garantindo, assim, o alinhamento estratégico em todas as unidades do judiciário brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário