quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Comemore o dia do PSicólogo votando 11 para o CRP e 22 para o CFP

Car@s amig@s e colegas Psicólog@s,

com este post encerramos nossa campanha para as eleições do CRP 03 aqui no blog. No total, exprimimos nossas posições em mais de 160 mensagens publicadas e 18 vídeos que foram vistos + de 2.500 vezes por cerca de 1.400 pessoas diferentes em todo o Brasil e no exterior.

Ao longo dos últimos qustro meses expusemos nossa visão de uma ação do CRP voltada para a valorização do exercício profissional tendo o Psicólogo como o seu foco de atuação. Deixamos bastante clara nossa valorização dos instrumentos que caracterizam o nosso fazer; defendemos sistematicamente o respeito à diversidade epistemológica e prática que caracterizam a Psicologia desde o seu nascimento e a necessidade de uma gestão transparente e democrática dos sistemas Conselho de Psicologia.

Ato contínuo, questionamos aos nosso oponente as razões pelas quais as eleições não foram amplamente divulgadas, questionamos o por que da sistematica desvalorização e desqualificação dos instrumentos que caracterizam a prática profissional; questionamos o por que do pensamento único que privilegia uma determinada abordagem (a perspectiva sócio histórica) em detrimento das demais; quetionamos o por que do uso sem pudor e sem restrições da máquina do conselho para a divulgação de idéias e atividades que somente foram postas em prática depois que a oposição se apresentou para o debate eleitoral.

Tivemos ainda a oportunidade de desmascarar o carater autoritário e não democrático da atual gestão atraves de inúmeros exemplos sendo que o mais eloquente deles foi a resolução do CFP que restringiu significativamente a atuação do Psicólog@ no sistema prisional e a reação nacional à esta decisão arbitrária. Mostramos como nossa profissão tem sido sistematicamente DESCUIDADA por uma concepção estreita dos Direitros Humanos que busca somente aparelhar movimentos sociais em defesa de interesses políticos particulares. Denunciamos o encastelamento no poder de um movimento que se apossou da Psicologia e que vem ditando seus rumos nos últimos 15 anos não somente na Bahia, mas também no Brasil.

Nossos posts contam esta história...

Temos a convicção de que fizemos aquilo que nos era possível. Acreditamos nos nossos ideais e temos convicção da justeza de nossas proposição. Lutamos o bom combate. As cartas estão na mesa e cabe agora aos colegas decidir que direção tomar no  CRP e no CFP nos próximos três anos. São duas visões bastante distintas da Psicologia e do fazer profissional.

Psicólog@, amanhã, dia 27 de Agosto, participe, VOTE! Faça sua escolha. Participe do processo de Fortalecimento de sua Profissão.

ESCOLHA A CHAPA 11 - ÉTICA NA PLURALIDADE PARA O CRP 03

ESCOLHA A CHAPA 22 - FORTALECER A PROFISSÃO PARA O CFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário