sábado, 31 de julho de 2010

Avaliação Psicológica - Esclarecimentos relevantes

Nota publicada no site da Chapa que apoiamos para as eleições do CFP, a FORTALECER A PROFISSÂO.

Circulam em redes algumas informações equivocadas sobre o nosso posicionamento, como CHAPA FORTALECER A PROFISSÃO, a respeito de alguns temas relativos ao exercício profissional do psicólogo, em especial, questões relativas à avaliação psicológica. Gostaríamos, portanto de esclarecer que, o grupo que compõe esta chapa ao CFP tem como compromisso:


- reconhecer e dialogar com TODOS os profissionais, associações e instituições que constituem a Psicologia brasileira;

- valorizar e defender os DIFERENTES campos de atuação do psicólogo, seus INSTRUMENTOS e MÉTODOS de trabalho;

- priorizar a COERÊNCIA entre o discurso democrático e o modo de agir.

Tais compromissos, amplamente divulgados desde nossa inscrição para concorrer ao CFP, manifestam nosso posicionamento nos diferentes fazeres da psicologia entre eles o da avaliação psicológica. Demonstram que não há nenhum sentido afirmar que nosso grupo tem posicionamento contrário à avaliação psicológica.

Reconhecemos a pluralidade da psicologia e a avaliamos positivamente. Não compactuamos com hegemonias que desqualificam segmentos do fazer psicológico. Nosso compromisso é com a construção de um saber e de um fazer ÉTICO e de RESPEITO com todos os que utilizam os serviços dos psicólogos. Nosso compromisso é não só criar espaços de participação, mas garantir a participação respeitosa e aberta a posições divergentes e plurais.

Quando propomos, na nossa plataforma, a constituição de comissões permanentes nacionais, em parcerias com outras entidades da psicologia externas ao Sistema Conselhos, para tratar de temas referentes ao exercício profissional da psicologia, estamos nos compromissando com a gestão compartilhada, sem decisões precipitadas e autoritárias. Tal compromisso é extensivo aos diversos segmentos que constituem a psicologia no Brasil, sem qualquer tipo de privilégio, mas garantindo a construção COLETIVA E COMPARTILHADA.

Portanto, não há qualquer fundamento para afirmações que criem insegurança entre os psicólogos, com o objetivo de manter um grupo na gestão do CFP. Até porque, tal conduta já se mostrou inócua, inclusive no âmbito da política nacional.

Reafirmamos nosso compromisso de trabalhar COM os diferentes segmentos que constituem a psicologia no Brasil, sem privilégios e através de um projeto transparente que priorize uma visão plural da psicologia, preocupada com os princípios éticos que regem o exercício profissional.

Para conhecar as propostas do FORTALECER A PROFISSÃO mais detalhadamente clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário