sábado, 31 de julho de 2010

A respeito das Resoluções e métodos

texto publicado no site da Chapa Fortalecer a Profissão que apoiamos na eleição para o CFP. Endossamos integralmente a posição expressa.

O método político de condução da construção das novas resoluções do CFP acerca do TRABALHO do PSICÓLOGO no tocante à Psicologia Jurídica reflete bem o processo de gestão do grupo que está à frente desta autarquia.


Coloca-se como ponto central das reflexões e encaminhamentos uma visão que procura se estabelecer do ponto de vista ideológico: compromissada com os interesses da sociedade brasileira.

Todavia, o que motiva tais procedimentos e posturas é nada mais nada menos do que o interesse por defender sempre uma única visão epistemológica. Esta motivação desconsidera completamente o exercício profissional do ponto de vista do trabalho, haja vista que o seu maior interesse reside no campo político acadêmico. A pergunta central a ser feita é: porque então não discutir, disputar, tal visão a partir da construção científica? A resposta a essa pergunta não é das mais fáceis, mas fica claro que o interesse maior não é o do compromisso com o exercício profissional no seio da sociedade brasileira. Se assim o fosse, tais resoluções obrigatoriamente passariam por um debate que envolvesse todos os atores com interesses neste tema: psicólogos ou não.

Portanto, podemos entender que o maior problema decorrente desta prática reside no método de desconsiderar o exercício profissional enquanto trabalho, colocando em seu lugar uma falsa questão epistemológica, comprometida ideologicamente com uma vertente específica. Sendo assim, não existe a mínima preocupação com quem vai exercer a atividade no seu dia a dia, quando do debate e da formulação destas resoluções. Afinal quem se ocupa de formular tais idéias não se ocupa do exercício profissional. Sendo assim, pensamos que as regulamentações do exercício profissional deveriam obrigatoriamente passar por uma ampla discussão com todos os interessados no tema – especialmente com os psicólogos.


Para ver conhecer outras posições do Fortalecer a profissão visite o seu blog http://www.fortaleçeraprofissao.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário