sexta-feira, 30 de julho de 2010

Curso de Psicologia oferece oportunidades que vão além do divã

Matéria publicada no guia de profissões do Jornal O Globo, por Karine Tavares

RIO - Clinicar. É esse o desejo da maioria dos estudantes que ingressam num curso de Psicologia. Mas a carreira oferece outras possibilidades. A área organizacional, por exemplo, é que a oferece mais chances no mercado.

- Isso tem muito a ver com o momento econômico que vivemos. Como nosso país está crescendo, as empresas têm uma demanda maior de pessoas para trabalhar na área de recursos humanos - avalia o professor Ademir Pacelli, diretor do Instituto de Psicologia da Uerj.

O psicólogo pode optar ainda pela pesquisa, se dedicando mais à parte teórica; à academia, se tornando professor de diversas disciplinas, e à psicologia forense. Segundo Pacelli, existe também uma demanda reprimida no país por psicólogos na área educacional.

- São poucas as instituições públicas de ensino que contratam psicólogos. Nessa área, os profissionais podem trabalhar tanto no funcionamento da escola, para que ela seja mais adequada aos interesses dos alunos, quanto junto aos estudantes, ajudando a resolver conflitos e contribuindo para o seu desenvolvimento - afirma o professor.


Para ele, alunos que tenham interesse em estudar o ser humano e em entender os processos relacionados à aprendizagem têm grandes chances de se tornar bons psicólogos, mas é preciso se dedicar muito aos estudos: o mercado exige cada vez mais profissionais especializados.

- Muitos alunos buscam uma pós-graduação assim que se formam. Hoje, a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) prevê que, até os 30 anos, o acadêmico já tenha concluído o doutorado - destaca Pacelli

Para ler o restante da matéria clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário