quinta-feira, 27 de maio de 2010

Falsas memórias

Todos nós reconehcemos a força da evidência apresentada por testemunha visual de um fato. Como duvidar do relato de alguém que esteve presente na cena de um crime? Como negar o fato narrado pela testemunha que descreve com nitidez absoluta cada detalhe de uma cena como somente poderia ser feito por alguém que esteve presente no momento em que o fato se desenrolava? Bem...devagar com o andor que o santo é de barro!!!!!

Por detrás dessa situação pode estar o fenômeno conhecido por falsas memórias. Enquanto campo de investigação, o estudo sobre as FM esteve tradicionalmente ligado aos processos de reconhecimento/identificação de suspeitos  e entrevistas de suspeitos e testemunhas. Entretanto, o seu campo de aplcação é muito mais vasto e se desenvolve desde a clínica até o setor de entretenimento!

A grande maioria dos estudos sempre foi realizada e publicada em Inglês. Entretanto, neste ano foi lançado pela editora Artmed um livro organizado pela Dra. Lilian Stein, da PUCRS. Ele é composto por 12 textos e encontra-se dividido em três seções: na primeira parte são abordados os fundamentos científicos do fenômeno da falsa memória; na segunda parte encontramos as FM associadas é questões específicas como emoções, autobiografia e o efeito priming; e na terceira parte do livro discutem-se aplicações clínicas e jurídicas práticas que decorrem deste fenômeno.

Este livro tem tudo para ser um marco na área da Psicologia Forense no Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário