segunda-feira, 24 de maio de 2010

Resposta para Julianin III

ver primeiro os dois posts abaixo

Julianin segue comentando:

Contudo, o que acompanho no conselho é uma falta de engajamento por parte principalmente dos profissionais e estudantes para discordar, requerer soluções, etc. O que assisto são apenas críticas sem proposições e participações, digo isso não num período eleitoral, mas no cotidiano das gestões.

Realmente, a falta de engajamento no Conselho é crônica e geral. Temos um nível de politização extremamente baixo. Isso em praticamente todos as Unidades da Federação. Prova isso a participação nas eleições, que é compulsória e habitualmente comparecem cerca de 25% dos psicólogos inscritos. Um outro indicador é a participação mesma dos conselheiros no seu triênio do mandato, vez que alguns se restringem a frequentar as plenárias mensais sem maiores envolvimentos com o dia a dia da atuação dos Conselhos . E, na maioria das vezes, há várias deistências ao longo do período, chegando ocasionalmente ao número mínimo para funcionamento do Plenário.

Achei interessante a colocação de que "o que acompanho no conselho é uma falta de engajamento por parte principalmente dos profissionais para discordar, requerer soluções, etc.. Como já comentamos  há uma concepção equivocada com a própria função do Conselho, que não é um espaço de construção coletiva e de deliberações no modelo de um sindicato ou de uma associação.  Assim, é equivocado considerá-lo um "espaço administrativo" .

Nenhum comentário:

Postar um comentário