quinta-feira, 20 de maio de 2010

Sobre a grafologia IIi

veja primeiro os posts abaixos

O efeito Howthorne também é bastante simples de se compreender. Pesquisadores liderados pelo Elton Mayo estavam procurando compreender a relação entre iluminação e produtividade em uma fábrica da General Eletric.  De forma simplificada, observou-se que ao aumentar a intensidade luminosa os trabalhadores respondiam com um aumento de produtividade, o que deixou os pesquisadores animadíssimos. Entretanto, para que esta corelação fosse comprovada era necessário que a produtividade caísse quando a luminosidade fosse reduzida.

Para surpresa geral, a redução da luminosidade levou à novo acréscimo de produtividade! O que estava acontecendo? Depois de muito investigar, os pesquisadores chegaram à conclusão de que, na verdade, os empregados respondiam à presença dos próprios investigadores!!!! Ou seja, não era a luz que influenciava no comportamento, mas a percepção de que uma atenção especial era dada aos empregados.

Curiosamente, esse efeito de aumento na produção se desfez após um breve  intervalo de tempo. Passada a novidade, os empregados se acostumavam com a presença dos investigadores e tudo voltava ao patamar anterior à experiência.

Mais uma vez, encontramos um resultado temporário pode ser observado sem que, de fato, ele tenha sido fruto da utilização de uma técnica eficaz específica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário