sexta-feira, 21 de maio de 2010

Voce sabia...II

A instalação do Laboratório de Wilhelm Wundt, em Leipzig, no ano de 1879, marca o início da Psicologia moderna. Antes dessa data, a Psicologia era considerada um "ramo" da Filosofia. Não havia uma característica metodológica claramente definida que guiasse suas investigações, da mesma forma que não estava estabelecido um consenso sobre o seu objeto de estudo. Entretanto, vários esforços foram empreendidos, ao longo do tempo, na busca dessa "identidade" científica para nossa área. Um claro exemplo do que estamos falando pode ser encontrado aqui mesmo em Salvador.

O livro de Psicologia mais antigo disponível no acervo da Subgerência de Obras Raras e Valiosas da nossa Biblioteca Pública é o
Essai sur la psychologie, comprenant la théorie du raisonnement et du langage, L’ ontologie, L’esthetique et la dicéosyne, publicado em Paris em 1826. Este exemplar não tem o nome do autor, apenas, na folha de rosto as iniciais SPF enlaçadas dentro de uma pequena tarja.  Isso se explica porqe o livro foi elaborado com a intenção de participar de concurso promovido pela Real Academia de Ciências da Dinamarca, em 1825, sobre o seguinte tema:

Quelle est la véritable notion de la Psychologie, et quelle est la relation de cette science avec celles qui s’y rapportent? Doit-on admettre la distinction que des savans ont voulu établir entre la psychologie empirique et la psychologie rationelle?

Entretanto, o seu autor, o diplomata português Silvestre Pinheiro Ferreira (1769-1846) relata não ter conseguido concluí-lo em tempo hábil e resolveu publicá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário